Uso das conjunções coordenativas no Enem

No artigo anterior falei acerca da coesão textual na redação do Enem usando as conjunções. Inicialmente abordei o fato de que elas estabalecem não só a ligação entre dois períodos, mas que elas também atribuem a essa relação um significado. Por fim, disse que as conjunções podem ligar período independentes de significado ou períodos que funcionam atrelados, dependentes um do outro. Neste artigo veremos as conjunções coordenativas.

Como usar as conjunções coordenativas na redação do Enem?

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

Conjunções coordenativas são os vocábulos gramaticais que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, que possuem as mesmas funções gramaticais. As conjunções coordenativas podem ser dos seguintes tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas.
Conjunções Coordenativas Aditivas
Às conjunções coordenativas aditivas possuem a função de adicionar um termo a outro de mesma função gramatical, ou ainda adicionar uma oração à outra de mesma função gramatical. As conjunções coordenativas gramaticais são: e, nem. Exemplos:
Todos aqui estão contentes e despreocupados
João apeou e deu bons-dias a todos
O acontecimento não foi bom nem ruim.
Conjunções Coordenativas Adversativas
As conjunções coordenativas adversativas possuem a função de estabelecer uma relação de contraste entre os sentidos de dois termos ou duas orações de mesma função gramatical. As conjunções coordenativas adversativas são: mas, contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia. Exemplos:
Não negou nada, mas também não afirmou coisa nenhuma A moça deu a ele o dinheiro: porém, o fez receosa.
Conjunções Coordenativas Alternativas
Conjunções coordenativas alternativas são as conjunções coordenativas que unem orações independentes, indicando sucessão de fatos que se negam entre si ou ainda indicando que, com a ocorrência de um dos fatos de uma oração, a exclusão do fato da outra oração. As conjunções coordenativas alternativas são: ou (repetido ou não), ora, nem, quer, seja, etc. Exemplos:
Tudo para ele era vencer ou perder
Ou namoro a garota ou me vou para longe
Ora filosofava, ora contava piadas
Conjunções Coordenativas Conclusivas
As conjunções coordenativas conclusivas são utilizadas para unir, a uma oração anterior, outra oração que exprime conclusão o consequência. As conjunções coordenativas são: assim, logo, portanto, por isso etc... Exemplos:
Estudou muito, portanto irá bem no exame
O rapaz é bastante inteligente e, logo, será um privilegiado na entrevista.
Conjunções Coordenativas Explicativas
Conjunções coordenativas explicativas são aquelas que unem duas orações, das quais a segunda explica o conteúdo da primeira. As conjunções coordenativas explicativas são: porque, que, pois, porquanto.Exemplos:
Não entrou no teatro porque esqueceu os bilhetes; Entre, que está muito frio.