Como fazer uma boa redação no Enem

Se você almeja descobrir como fazer uma boa redação, o primeiro passo é olvidar os mitos de que simplesmente várias pessoas levam jeito para redigir e são capazes de tirar boas notas em vestibulares, concursos, etc.

Talvez você fique pasmo, porém para tirar nota máxima em uma redação basta acompanhar os medidas da equipe avaliadora.

Existem diversos pormenores essenciais que, quando obedecidos, fazem sua redação aceitar uma óptimo nota, da mesma forma o artigo não seja revolucionário ou digno de um prêmio nobel. Os corretores não estão procurando um escrito novador ou uma teoria excelente, eles somente desejam um artigo organizado, congruente e leal ao tema.



Vamos abordar cá esses particularidades e atestar como qualquer persona deve ir bastante muito na prova redação, se bem que ainda não tenha muita prática na escrita. Vale a pena realçar que o artigo dissertativo argumentativo costuma ser o mas cobrado nas provas de vestibular e concursos, por consequência daremos atenção singular a este.

Aprenda agora o passo a passo para fazer uma boa redação


1) Estruture seu escrito adequadamente

Não é difícil. Essencialmente, para fazer sua primeira redação você vai iniciar colocando no papel várias ideologia fácil que você teve para redigir seu primeiro escrito. Após redigir as primeiras princípios, você vai estruturar essas orações no formato correto. Essa estrutura é a organização do que vamos redigir. Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e epílogo. Logo vamos ver como resta essa organização:



Introdução

É um parágrafo de 2 a 3 orações unicamente. A gente só põe nela o fundamental, dizemos do que vamos falar na redação.

Desenvolvimento

Deve sofrear de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai esgrimir, discutir o tema da redação.

Desenlace

É um parágrafo com 2, 3 ou 4 orações. É um conclusão do escrito.

Bom, agora que a gente já sabe como para a estrutura de uma boa redação, vamos tentar construí-la.

2) Faça as seguintes duvidas para produzir a introdução, o desenvolvimento e a desfecho:

A introdução deve ser feita a arrebentar da seguinte pergunta com relação ao tema: “o que eu penso sobre isso”

O desenvolvimento deve ser obtido por meio das duvidas : “como posso atestar isso”, “Quais as causas disso”, “Quais as consequências disso”, “Como isso acontece”, “De que forma posso realizar isso”.

E a pergunta da epílogo é: “Que prelecção deve ser tirada disso”

A lascar dessas respostas é que você vai organizar sua redação. Assim como outros elementos próprios da preparação do aluno, a redação é importante. Vi, inclusive, este material que mostra como estudar corretamente para o Enem. O nome do material é Curso Segredos do Enem. Repare que estamos dividindo a redação de antemão de começá-la, isso é bastante essencial. Os avaliadores não enxergam a redação como um único escrito fechado e compacto, eles analisam o artigo por etapas, então que você deve se preocupar com qualquer uma dessas etapas, para prometer que todas estão atendendo ao que eles esperam. Não há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e analisando de pessoa para pessoa a introdução, o desenvolvimento e a epílogo. Qualquer tentativa de juntar esses 3 fragmentos sem cautela irá destruir a sua nota. Com isso em mente, vamos poder prosseguir.

3) Anote as convicções primordiais que servirão como argumentos

De antemão de encetar um escrito, é bastante útil redigir em uma folha pequeno número de informações sobre o tema proposto. Por ex, digamos que o tema da redação seja “O chocolate no planeta moderno”. A primeira coisa que você deve fazer é apontar número reduzido de fatos e argumentos que você conhece sobre chocolate. Por ex :

Chocolate em excesso faz problema
Existem vários tipos de chocolate
A compra e venda de chocolate movimenta bastante grana

Varias pessoas gostam de chocolate

Observe que as orações acima não são bastante grandes nem bastante elaboradas. Isso possui um motivo: a teoria cá é que você coloque no papel a informação nem mais nem menos do jeito que ela veio à sua carola. Nesse instante, não estamos preocupados com a estrutura do artigo, nem com com perfeição das orações, porque se você permanecer “travado”, sem conseguir se expressar no papel, corre o risco de perder um bom raciocínio, além de perder bastante tempo (talvez outras princípios relacionadas ao ponto sejam perdidas enquanto você tenta formular um pensamento rico e elaborado).

Logo o propósito cá é fácil : coloque no papel aquilo que veio à carola, porque estamos somente construindo nossos pilares. O próximo passo será organizar os argumentos que criamos.

Antes de continuar, veja este vídeo sobre como fazer uma redação perfeita no Enem.





4) Organize qualquer parágrafo do escrito


Observando os argumentos que escolhemos sobre chocolate, vamos poder notar que o último raciocínio que criamos acolá possui uma relação direta com o penúltimo:

A compra e venda de chocolate movimenta bastante grana
Varias pessoas gostam de chocolate

Finalmente, o mercado de chocolate movimenta bastante grana justamente pelo fato de que varias pessoas gostam de chocolate. Isso também motiva a geração de diversos tipos diferentes de chocolate, logo o segundo raciocínio também deve ser incluído nesse raciocínio. Já o primeiro raciocínio serve como um alerta. Desta maneira, um parágrafo para nosso artigo, contendo todas essas ideologia, poderia ser:

– “Como varias pessoas gostam de chocolate, o negócio desse produto movimenta bastante grana. Para aumentar as opções de sabores e aplicações, diversos tipos diferentes de chocolate são fabricados. Apesar disso, é preciso estar consciente de que chocolate em excesso faz problema ”.

Observe que as orações desse parágrafo seguem uma lógica; não são unicamente informações jogadas sem nexo. Essa lógica só existiu pelo fato de termos organizado as ideologia que tivemos lá no início. Esse processo continuamente será utilizado para prometer um escrito fluido e muito estruturado.

Agora sim estamos preocupados com o artigo da redação, porque de antemão estávamos unicamente preocupados em como erigir argumentos para o tema. Fazer a redação é o segundo passo; primeiro precisa colocar os argumentos no papel, como já comentamos. Esse pormenor conclui pegando vários alunos no contrapé, porque tentar fazer uma redação do início no final de forma direta é bastante mas difícil e perigoso. Você estaca sujeito a cometer diversos falhas como fuga do tema, falta de congruência e conexão, etc.

5) Entenda as etapas de uma boa redação

Bastante muito, esse foi somente um exemplo fácil para você ter uma teoria de como um parágrafo se ergue na prática. Obviamente, aqueles argumentos que criamos sobre chocolate renderiam varias outras orações e ideologia, porém nosso objetivo era unicamente mostrar o noção de geração de argumentos e preparação do artigo a gretar desses argumentos.

Talqualmente que fizemos com esse exemplo, mostraremos o que mas precisa levado em consideração.

6) Aprenda como fazer uma redação ( particularidades ) para gabaritar

O que vamos fazer nos próximos artigos é ensinar como você deve edificar uma introdução, um desenvolvimento e uma epílogo, porque qualquer uma dessas etapas requer cuidados e atenções singulares. Esses cuidados são fácil, porém fazem toda a diferença na sua nota final.

Você também deve conferir cá o curso completo de redação ( apostilha em pdf), contendo aulas, exercícios e redações prontas comentadas. Milhares de alunos estão aprendendo com esse material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário